domingo, fevereiro 04, 2007

PROMETEU E PANDORA...


Homens e deuses costumavam comer juntos.Prometeu matou um boi,dividiu-o em duas porções e pediu a Zeus que escolhece uma.Ele escolheu a maior,mas ela era apenas ossos escondidos entre gorduras ,e a partir de então ,isso foi tudo que os Deuses receberam nos sacrifícios que lhes eram destinados.Encolerizado,Zeus tirou o fogo dos homens.
Prometeu subiu ao céu e roubou-o,escondendo-o no interior do caule de um funcho (uma árvore) gigantesco,que o s homens por muito tempo carregaram erdendo em chamas.
Zeus ficou mais zangado ainda, e Prometeu advertiu seu irmão Epimeteu de que não aceitasse presentes dele (Zeus)!!!!E o dito cujo,mais furioso que tudo,ordenou a Hefestos que afeiçoasse uma figura de barro e chamou-a Mulher(ou seja:surge aí a primeira mulher).
As deusas deram-lhe todas as graças e chamaram-lhe Pandora (curiosidade: significa "toda mimos" ) . Epimeteu aceitou alegremente o presente...pois ele não era bobo ,naõ é? (rsss)...mas se arrependeu depois!!!
Como muitos homens,enfeitiçado pela presença da beleza e da graçaa,nem por um instante pensou noque poderia estar escondido dos seus olhos.Zeus tb deu aos irmãos uma grande jarra,recomendando que nunca a abrissem,pois nela se encerravam todos os males do mundo
.Panndora abriu-a e todos os males escaparam antes que ela pudesse fechar de novo.
Só ficou a ESPERANÇA,presa debaixo da borda da jarra - uma benção mista -por isso dizem que é a última que morre,mas tb frequentemente seduz os homens e os leva á destruição!

Creio que já devam ter ouvido os dois mitos que se enlaçam ( o de Prometeu e o da Pandora),pois são dos mais famosos!Mas aí tá completinho pra vcs!
Beijões (^_^)