sexta-feira, agosto 17, 2007

OS NOMES DOS SAMURAI...

(por Jordan Augusto)

Durante o curso de vida, o samurai podia ser conhecido por uma série de nomes. Às vezes confundindo o historiador, esta tradição ocasionalmente exigia um número de etiquetas e cerimônias para que os nomes de um samurai fosse alterado. Cada nome carrega com isto um significado próprio, como nós veremos a seguir. O samurai do século 15 para o 16 nos fornece os melhores exemplos documentados.


No nascimento, a um samurai era dado um nome pelo qual ele seria reconhecido até participar da cerimônia de idade. Esse era ocasionalmente escolhido por soar casual ou simplesmente por fantasia. É sabido Takeda Shingen nasceu com o nome Katsuchiyo, ou '1000 Vitórias em Sucessão', ou, simplesmente, “Eterno em Vitórias”.



Esses nomes de infância estiveram freqüentemente ligados a uma extensão dentro de negócios domésticos ou por um apelido de costume. Por exemplo, o filho mais velho, segundo as tradições da época, era conhecido como “Taro”, o segundo, “Jiro”, e o terceiro, “Saburo”.


Nomes de samurai famosos na sua infância:

Masamune: Bontenmaru
Ii Naomasa: Manchiyo
Kobayakawa Takakage: Tokyujumaru
Mori Motonari: Shojumaru
Sanada Yukimura: Gobenmaru
Takeda Shingen: Katsuchiyo
Tokugawa Ieyasu: Takechiyo
Tokugawa Hidetada: Nagamaru
Uesugi Kenshin: Torachiyo

Um samurai recebia seu 'primeiro' nome adulto ao participar da cerimônia de idade aos 14 anos. O nome quase sempre consistia de dois caracteres, um hereditário de família e outro que poderia ser dado a ele como um presente, oriundo de um personagem importante (incluindo o shogun), ou simplesmente por capricho. O caráter hereditário era freqüente, mas não necessariamente devia estar no nome do pai. Freqüentemente um número de caracteres podia ser associado a uma dada família, mudando com a decorrer de tempo. Para ilustrar este ponto, o caractere Mori, por exemplo, foi muito presente desde o meio do séc. XIV até o séc. XVII.

Torachika…Sadachika…Chikahira…Motoharu…Hirofusa…Mitsufusa…Hiromoto…Okimoto…Motonari…Takamoto…Terumoto
O Mori também fornece um exemplo de caracteres presentes. Mori Okimoto (irmão mais velho do mais famoso Motonari), recebeu o “Oki” devido ao nome do poderoso Ouchi YoshiOKI, um daimyô cujas terras põem somente ao oeste. Mori Takamoto, filho de Motonari, recebeu o Taka por questões de etiqueta, oriundo de YoshiTAKA, filho de Yoshioki. Terumoto, por sua vez, recebeu o Teru do nome do Shogun Ashikaga Yoshiteru. Como o shogunato Ashikaga obteve tão grande força política, o acrescimo de Teru foi de fato considerado uma honra receber como prêmio um caractere do nome do shogun. Outro daimyo conhecido que recebido a honra de possuir um ideograma do shogun foi Asakura Yoshikage.

Imagawa YOSHImoto
Matsunaga HisaHIDE
Shimazu YOSHIhisa
Takeda HARUnobu (Shingen)
Uesugi TERUtora (Kenshin)

Alguns samurai, especialmente senhores, puderam optar por mudar os caracteres em seu nome em algum momento de suas vidas, freqüentemente como um resultado de uma espécie de recompensa mencionada acima. Ocasionalmente esta mudança de nome podia ser realizada num evento casual ou de conveniência política. Essa recompensa podia por vezes ser estendida a um privilégio familiar. Masamune, por exemplo, recebeu um nome de família honorífica “Hashiba” de Toyotomi Hideyoshi. Durante o ano 1590 ele ficou próximo a Tokugawa (Matsudaira) Ieyasu e como forma de demonstrar sua lealdade, em um gesto de subserviência, ele mudou o nome de sua família para Matsudaira.

Uesugi Kenshin fornece-nos como um exemplo simpático das várias razões pelas quais um daimyo poderia fazer a mudança de seu nome. Originalmente chamado Nagao Kagetora, mais tarde teria mudado seu nome para Terutora quando ele foi honrado pelo shogun, Ashikaga Yoshiteru (já que Kenshin era excepcionalmente filial a Ashikaga). Ele mudou seu nome outra vez para Masatora quando ele foi adotado por Uesugi Norimasa, aproximadamente em 1551.

Além dos nomes de infância e nome adultu, um samurai poderia também vir a adquirir um nome religioso. Certamente, o nome Kenshin é o mais conhecido, e isto fornece a nós um exemplo de um nome budista. Muitos samurai adotaram nomes budistas em algum ponto de suas vidas, ao menos nominalmente erguendo hábito de monge e barbeando suas cabeças. Algum daimyo apegaram-se mais seriamente do que outros, sendo Kenshin um desses.

Os nomes seguintes são exemplos conhecidos de daimyo que adotaram nomes do Budismo - seus nomes seculares em parêntese):
Asakura Soteki (Norikage)
HŌJŌ Soun (Nagauji)
Ikeda Shonyū (Nobuteru)
Maeda Gen-eu (Munehisa)
Miyoshi Chokei (Nagayoshi)
Ota DŌKAN (Sukenaga)
Ōtomo Sorin (Yoshishige)
Takeda Shingen (Harunobu)
Uesugi Kenshin (Terutora)
Yamana Sozen (Mochitoyo)


Em meados do séc. XVI no Japão alguns samurai tinham se convertido para o cristianismo e foram batizados com um nome ocidental. Embora raramente seja utilizado hoje como referência para qualquer figura dada, essa adoção não foi incomum. Os seguintes nomes são exemplos de samurai famosos e seus nomes cristãos:

Gamo Ujisato: Dom Leão
Konishi Yukinaga: Dom Agostinho
Kuroda Yoshitaka: Dom Simeo
Omura Sumitada: Dom Bartolomeu
Ōtomo Sorin: Dom Francisco
Takayama Ukon: Dom Justo

Finalmente, nomes conhecidos de certos samurai incluem títulos ou posições que eles ocupavam. Seguem alguns exemplos:

Furuta Oribe (Shigenari)
Takayama Ukon (Shigetomo)
Yamamoto Kansuke (Haruyuki)
Yamanaka Shikanosuke (YukiMôri)

Ocasionalmente, um samurai poderia ser referido pela província que ele ocupava como o resultado de um título honorífico 'senhor of…' (…no kami).

O último nome que um samurai poderia assumir era o nome de morte, essencialmente dado a ele após esse fato. Seria um nome de espírito, e em alguns casos para marcar sua deificação. Isto poderia ocorrer em cerimônias e em decorrência de observações a respeito de sua linhagem de antecessores.

Aqui estão alguns samurai famosos e seus nomes de antecessores :

Ōtomo Sorin: Sanhisai
Takeda Shingen: HŌSHO-IN
Tokugawa Ieyasu: Tosho-daigongen
Toyotomi Hideyoshi: Hokoku daimyōjin
Uesugi Kenshin: SŌSHIN


Referências: Conversas com Araki Sensei, Michie Hosokawa, Paulo Hideyoshi, Masa, sadao, Luiz yamada, Hidetaka Sensei.

SANADA YUKIMURA...



Sanada Yukimura (Samurai Deeper Kyo)- animê e mangá


HISTÓRIA REAL


Sanada Saemon-no-Suke Yukimura (1567 - 1615) foi o segundo filho de Sanada Masayuki, um daimyo do período Sengoku do Japão.
Seu nome Sanada Nobushige foi dado por Takeda Nobushige, irmão mais novo de Takeda Shingen.
Sanada Yukimura foi chamado de “um herói que aparece a cada 100 anos” e “deus vermelho/carmim da guerra. Shimazu Tadatsune chamou-o de “soldado número um do Japão”.
Sanada Nobushige, serviu a Takeda Shingen graças a aliança entre o clã Takeda e o clã Sanada, feita por seu pai. Sobreviveu a Batalha de Nagashino, onde os rifles dos Oda dizimaram a cavalaria dos Takeda. Em 1582, as forças Oda-Tokugawa destruiram o clã Takeda e Sanada rendeu-se a Oda Nobunaga mas depois do incidente de Honnoji (Akechi Mitsuhide trai Oda Nobunaga e o leva ao suicídio), torna-se independente novamente passando a servir ao daimyo mais forte, como clã Uesugi, clã Hojo e clã Tokugawa. Eventualmente Sanada Nobushige se tornou vassalo de Toyotomi Hideoshi (vingou a morte de Oda Nobunaga e assumiu o seu lugar).
Durante este período, Toyotomi o tratou com muito cuidado hospitalidade. Em 1600, Tokugawa Ieyasu uniu vários daimyo para atacar Uesugi Kagekatsu. Sanada Nobushige estava entre eles, mas quando Ishida Mitsunari decidiu desafiar Ieyasu, Masayuki e Sanada juntaram as forças do oeste partilhando caminho com Nobuyuki, filho de Masayuki e irmão mais velho de Sanada Yukimura (Sanada Nobushige), que comandou as tropas do leste.
Os Sanadas foram para o castelo Ueda para protegê-lo. Quando Tokugawa Hidetada marchou com seus 40.000 homens para tomar o castelo, eles conseguiram resistir com apenas 2.000 homens. Os Sanadas foram derrotados na batalha de Sekigahara por Tokugawa Ieyasu mas não foram executados por consideração às contribuições de Nobuyuki à causa de Ieyasu.
Eles foram então exilados em Kudoyama na província de Kii. Masayuki morreu lá.

Doze anos depois, com as relações entre o clã Toyotomi e o shogunato Tokugawa estremecidas, o clã Toyotomi começou a recrutar ronins para a guerra.
Sanada Yukimura fugiu de Kudoyama e entrou no castelo de Osaka, atendendo o chamado para guerra.
Durante o inverno, Yukimura construiu fortificações nos pontos mais fracos do castelo de Osaka. De lá ele derrotou os 30.000 homens de Tokugawa com apenas 6.000 arcabuzes. No ano seguinte, no cerco feito durante o verão, Sanada decidiu não agir defensivamente, partindo para o confronto frontal.
Primeiro ele derrotou os 12.000 atiradores montados liderados por Date Masamune (que é considerado um dos dois melhores estrategistas em termo de criatividade e o único a usar atiradores a cavalo) com um exército de cavalaria e infantaria totalizando 3.000 soldados.
Após a derrota das tropas de Date Masamune, a elite do exército Echizen, que estava na retaguarda, avançou contra Yukimura Sanada. Eles eram em torno de 25.000 homens. As tropas de Yukimura recuaram pra trás das muralhas do castelo Osaka. Na manhã seguinte, as foras de Sanada Yukimura atacaram o acampamento de Tokugawa Ieyasu.
As forças de Yukimura Sanada se dividiram em 8 pelotões, cada um liderado por uma “cópia” de Sanada Nobushige. Isto confundiu as tropas de Tokugawa e a ferocidade do ataque baratinou o acampamento gerando um vendeta particular entre as famílias.

Yukimura buscava Ieyasu no acampamento para matá-lo mas não conseguiu se aproximar mais do que alguns metros.
Após o castelo Osaka ser capturado pelo Tokugawa Bakufu, Ieyasu disse temer o nome de Yukimura. Depois disso, Sanada Yukimura Nobushige foi considerado o maior guerreiro do final do período Sengoku Jidai.

A armadua real de Yukimura

Duas teorias para sua morte:
Em grande desvantagem numérica, as tropas de Sanada Yukimura foram derrotadas.
Ferido e completamente exausto da batalha, ele foi confrontado por Nishio Nizaemon do exército Echizen.
Neste ponto ele disse: “Eu sou Sanada Yukimura, um adversário, sem dúvida, muito mais hábil que vc, mas eu estou muito exausto para lutar novamente” e permitiu ser morto. (segundo The Life of Shogun Tokugawa Ieyasu by A.L. Sadler)
A outra teoria diz que ele morreu de exaustão. No cerco de Osaka, Sanada Yukimura contava com a ajuda de 10 ninja que foram chamados de Os 10 bravos de Sanada (Sanada Jüyüshi).
Eram eles: Sarutobi Sasuke, Kirigakure Saizo, Miyoshi Seikai, Miyoshi Isa, Anayama Kosuke, Unno Rokuro, Kakei Juzo, Nezu Jinpachi, Mochizuki Rokuro e Yuri Kamanosuke.

Emblema do Clã Sanada (Zeni=moedas)

Ja na...