domingo, setembro 18, 2005

Falando de Dragões...



O dragão Asiático, ao contrário da sua contraparte européia, não era geralmente uma criatura perversa. Dragões orientais na maior parte viviam pacificamente com mortais. Junto com o Unicórnio, a Fênix e a Tartaruga, era considerado um dos quatro primeiros animais que ajudaram na criação do mundo. O dragão não tinha rivais em sabedoria e em poder para conceder bênção. O imperador da China era suposto ser descendente de um dragão e ter dragões ao seu serviço.

TAREFAS CÓSMICAS:
Dragões Celestiais: Estes dragões protegiam os céus, suportavam os lares das divindades e os defendiam da decadência. Somente estes dragões tinham cinco garras e somente a insígnia Imperial era permitida a descrevê-los.
Dragões Espirituais: Estes controlavam o clima do qual a vida era dependente. Eles tinham que ser apaziguados pois se fossem tomados por raiva ou simples negligência, desastres iriam se seguir.
Dragões Terrestres: Estes lordes dos rios controlavam seus fluxos. Cada rio tinha seu próprio dragão que governava de um palácio bem abaixo das águas.
Dragões Subterrâneos: Estes dragões eram guardiões dos preciosos metais e jóias enterrados na terra.
Cada um possuía uma grande pérola que podia multiplicar qualquer coisa que tocasse.

TIPO FÍSICO: Forma de serpente, Com garras,Com chifres e Alado
COR:Azul: Augúrio do Verão Vermelho e Negro: Dragões destas cores eram bestas ferozes cujas lutas causavam tempestades e outros desastres naturais. Amarelo: Estes eram os mais afortunados e favoráveis dos dragões. Não podiam ser domados, capturados ou mesmo mortos. Apenas apareciam em tempos apropriados e somente se houvesse uma perfeição à ser encontrada. Dragões chineses podiam tomar a forma humana ou de uma fera se desejassem e tinham uma bizarra coleção de fobias. Temiam o ferro, mas para criaturas que eram vistas como mestres de tais elementos e quase divinos, também temiam outras estranhas coisas como centopéias ou fios de seda tingidos em cinco cores.
**************************
A lenda do Nobre Dragão Signo
Conta a lenda que o Dragão era um animal ambicioso e queria tirar o trono do Tigre, que no Oriente é o rei dos animais. Isso provocou homéricas lutas entre os dois, que durou muitos e muitos anos, sem que nenhum saísse vitorioso. Como os demais animais não conseguiam dormir, devido a barulheira que esses dois faziam na eterna briga, pediram ao deus Zenchi no Mikoto para intervir na briga e fazer um julgamento dos dois. Ao saber disso, o Dragão ficou muito preocupado pensando que seu aspecto não era suficientemente impressionante para ser nomeado rei.Nessa época o Dragão ainda não tinha chifre, e quem tinha era o Galo. Então um mukade (lacraia) sugeriu ao Dragão que emprestasse o chifre do Galo para ficar com o aspecto mais feroz. Em princípio o Galo recusou-se a fazer o empréstimo, mas como a centopéia endossou a honestidade do Dragão, o Galo que era muito amigo da centopéia concordou com o pedido. No dia do julgamento, Zenchi no Mikoto desceu ao Monte Fuji em seu Cavalo Alado e encontrou o Tigre e o Dragão com aspectos terríveis, fazendo poses ferozes e mostrando as garras. Cada um queria mostrar que era o mais valente e temido entre os animais. A divindade Zenchi sem titubear nomeou o Tigre, rei da terra, e o Dragão, rei da água. Como o Tigre já havia sido escolhido para ser animal-signo, deu a mesma prerrogativa ao Dragão. O Dragão ficou muito feliz com sua nomeação a rei e a animal-signo e concluiu que não poderia devolver o chifre pois com ele se apresentou na frente do deus Zenchi no Mikoto. E o chifre era uma espécie de coroa de sua nobre posição de monarca da água. O Galo ficou furioso e foi procurar a centopéia endossante do Dragão. Esta se escondeu debaixo da terra pois não tinha como se desculpar. Dizem que ainda hoje, os galos adoram comer centopéias, e seu canto na verdade é seu grito de protesto ao Dragão.
************************
Lendas popularesAs cataratas têm uma relação estreita com a vida do homem da era do cultivo das terras. Daí surgiram várias crenças, histórias, literatura e lendas populares. Especialmente a crença à Catarata e o Ryuuou (Rei Dragão) que é muito conhecida. Ryuuou é um ser imaginário e acreditava-se que morava na água e possuía poderes mágicos para fazer chover. Consta nos registros que quando do nascimento de Buda, Ryuuou derramou água pura e límpida. Podemos ter idéia dessa crença ao verificarmos a existência de resquícios de lápides com desenho de Ryuuou nos pequenos santuários xintoístas das cataratas. A Catarata de Yasu, situada em Kita-Akita-gun, província de Akita, possui uma lenda de um trágico amor. Havia, há cerca de 280 anos, nessa região montanhosa, uma bela e meiga jovem chamada Yasu, filha de um caçador. Yasu passou a amar um jovem chamado Kyutaro, mas isso foi descoberto e os dois foram separados. Desiludida, Yasu jogou-se nessa catarata, chamando pelo seu amado. Seu corpo nunca veio à tona. Dizem que na noite do meado de outono em que a lua se apresenta mais bela, Yasu aparece sentada na rocha penteando seus cabelos negros. Atualmente, o local é utilizado pelos jovens para a prática de rapel.

As imagens de jizo estão espalhadas em todo o Monte Osore. Jizo é um importante santo que orientou e conduziu a humanidade neste mundo terreno desde a morte do Sakyamuni (Buda) até o surgimento de Mirokubosatsu (bodhisattva Maitreya). É especialmente tido como o santo protetor das crianças neste mundo terreno e no mundo pós-morte.
Há 4 tipos principais de dragões: Tien-lung, o dragão celestial, que protege os deuses; Shen-lung, o dragão espiritual, responsável pelas chuvas e ventos; Ti-lung, o dragão da terra, que controla os rios e as águas na Terra; e Fut´s ?lung, o dragão dos subterrâneos, que guarda metais e pedras preciosos. Além disso, há 4 dragões ligados aos rios, conforme a região (norte, sul, leste e oeste). O comandante dos dragões que controlam os rios é o grande Chien-Tang, que possui sangue vermelho, uma juba de fogo e 900 pés de comprimento. Algum ligado aos rios: Panlung , Lung Wang.

PS: Esse aí em cima é meu Midori-Ryu (dragão verde) .Está em meu quarto e tem uns 30cm de largura!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Adriana, como va?

Gostei do "falando de Dragões".

Estou tendo sonhos com um Dragão Amarelo que diz ser meu mestre e amigo.

O que será isso, vc pode me ajudar?

Gostaria de conversar com vc no e-mail pessoal, seria possivel?


Aguardo seu retorno.

Adriano Aiaô - aiao@viacabo.com.br
Campos - RJ - Brasil

sexta-feira, junho 17, 2011 6:48:00 AM  

Postar um comentário

<< Home