domingo, janeiro 08, 2006

Esculápio e a constelação de Ofiúco...


Esculápio e a constelação de Ofiúco...
Esculápio (Aesculapius) é deus greco-romano da medicina e da cura na antiga mitologia romana.
Ele foi um deus romano herdado diretamente da mitologia grega, na qual tinha as mesmas propriedades mas com um nome um pouquinho diferente: Asclepius (significa "cortar").

Depois de algum tempo, Esculápio passou a ser considerado como filho de Apolo com a mortal Corônis, tendo então o poder de curar aos enfermos.
Segundo o mito, Esculápio nasceu como mortal, mas depois da sua morte lhe foi concedida a imortalidade, e tb foi transformado na constelação Ofiúco(ou oq a gente chama de cobra)

Nos textos primitivos, não existia um caráter divino a Asclépio, que os romanos chamavam Esculápio.

Na Ilíada, texto escrito por Homero, Esculápio é apresentado como um hábil cirurgião. Píndaro e Hesíodo detalham como Zeus acabou por fulminar Asclépio com um raio. Consta que a atitude do deus foi porque Asclépio pretendia se igualar aos deuses tornando os seres humanos imortais.

Curiosamente, na provincia da Lusitânia, Esculápio era especialmente venerado, enquanto em Roma era considerado uma divindade menor.

No Peloponeso no século VI a.C., foram erguidos um templo chamado de Epidauro e um teatro. Lá eram acolhidos os peregrinos e enfermos que acorriam para a festa em honra de Esculápio, a Epidauria.
Em Roma, por ordem das profecias sibilinas(aquelas mulheres adivinhas,sabem?A Sibila de Delfos foi a mais famosa!), o culto à Esculápio foi iniciado.

O culto a Esculápio, foi muito prestigiado no mundo antigo. Os santuários erguidos em sua homenagem se converteram em sanatórios(olha só que interessante!)

Ele tb foi considerado- é até hoje,né(^_^') ,Patrono dos médicos!
Sua figura aparecia nos ritos místicos de Elêusis.
Esculápio era representado como um homem barbudo, com o ombro direito descoberto(e isso remete à outra história q eu acho q ainda não contei pra vcs!!), de olhar sereno ao horizonte, à vezes acompanhado de sua filha Hygiea (Higia, a saúde), às vezes sozinho. Seu braço esquerdo, sempre aparece apoiado num cajado, chamado de caduceu. Em volta do caduceu aparecem enroscadas duas serpentes.

O caduceu de Esculápio se transformou no símbolo da medicina!!!
Lembro q a uns anos atrás li uma reportagem astronômica! e não astrológica!!! sobre tal constelação e como ela abordava de modo amplo o assunto,citava a confusão que seria se incluíssem ela entre as 12 do zodíaco...tudo o q os astrólogos previam não ia dar em nada...era muito interessante...mas nem lembro muito dos detalhes não...

Beijos!