sábado, outubro 01, 2005

Curiosidades sobre SAINT SEIYA-108 espectros


Saint Seiya é muito rico em referências.Muitas delas passam "desentendidas" pela maioria dos fãs. Afinal de contas nem todos q gostam do desenho gostam de mitologia e afins.Como sempre gostei muito de mitologias,contos,lendas,religiões e tradições culurais,resolvi pôr aqui algumas coisas q fui percebendo.Ao longo de toda a história fui percebendo muita coisa e descobrindo outras,mas vou postando à medida q for lembrando!

PQ OS ESPECTROS SÃO 108 ?
Segundo os ensinamentos budistas, o número 108 representa os 108 sentimentos que atormentam e desorientam a vida dos seres humanos. Os sentidos por meio dos quais compreendemos e percebemos determinadas situações são a base deste cálculo. A natureza desses sentidos origina-se da visão, da audição, do olfato, da gustação, do corpo físico e da mente. Cada qual pode ser qualificada em três sentimentos ou sensações que são: 'agradável', 'desagradável' e 'indiferente'. Para se entender a origem do 108, multiplicamos as seis percepções por esses três sentimentos. Assim, temos que 6 x 3 = 18. Esses 18 sentimentos podem, por sua vez, ser movidos por sentimentos 'puros' e 'impuros' e, assim, multiplica-se novamente por 2, totalizando 36. A existência, no entanto, abrange experiências do Passado, do Presente e do Futuro e, por isso, deve-se multiplicar novamente esses 36 sentimentos pelas 3 dimensões temporais, o que totaliza 108.
No Japão,na passagem de ano,há o ritual de se tocar os sinos 108 vezes,que simboliza a purificação desses 108 sentimentos que causam a infelicidade dos homens.
Por isso tb o rosário do Shaka tem esses 108 sentimentos representados em 108 contas.E a nomeclatura dos espectros,como 'estrela terrestre (ou celeste)da luz,do progresso,do recuo,do alcance,da escuridão,do mal,da razão,da lamentação,do desânimo,da derrota,do crime,da depreciação' etc.