terça-feira, setembro 23, 2008

PAN GU E O MITO CHINÊS DA CRIAÇÃO...


Li um dia desses e achei interessante.Do livro "A Extraordinária História da China' , de Sérgio Pereira Couto. É sobre um mito de criação, sobre Pan Gu (ou tb chamado P'an-Ku).



Há muitos anos, quando não havia nada, o universo era como um ovo gigante, onde dormia Pan Gu. Depois de 18 mil anos de gestação ele acordou e não gostou de toda escuridão a sua volta, pois não podia ver nada. Então brandiu seu possante braço contra a escuridão e ovo se quebrou. Houve a divisãodos elementos: os mais leves subiram formando o céu e os mais pesados desceram formando a terra.
Pan Gu respirou com prazer , mas temeu que céu e terra se unissem novamente.Assim , ele resolveu sustentar o céu com seus braços e empurrar a terra com seus pés. Nesse meio tempo, seu corpo cresceu 3 metros por dia. E por 18 mil anos assim foi até que o céu estivesse a alturas colossais e a terra se tornado compacta. E Pan Gu estava com 45 mil Km de altura (segundo a maioria das fontes históricas).
Ele agora era um gigante mas estava exausto de tanto esforço. Imaginou que poderia criar um mundo sobre o qual pairassem sol e lua, revestido por montanhas, rios e uma grande variedade de seres.Mas sua morte prematura (por motivos ignorados, mas que se conclui ser por exaustão de tamaho esforço de separação) o impediu de realizar seu intento. Mas antes de seu último suspiro conseguiu tranformar pertes de seu corpo: seu hálito tornou-se a brisa,as nuvens e o nevoeiro ; a sua voz, o estrondo dos trovões ; seu olho esquerdo virou o sol e o direito a lua ; os cabelos e bigodes viraram as estrelas ; o tronco e seus 4 membros (braços e pernas) tornaram-se cinco montanhas maciças, sendo que 4 delas marcavamas extremidades norte ,sul, leste e oeste do planeta e a quinta marcava o centro do universo.Seus músculos tornaram-se terras férteis ; seus dentes, ossos e tutano, pérolas, jade e recursos minerais ; seus pêlos, a relva e as árvores ; seu suor, achuva e a garoa .

Assim , o antepassado em comum da raça humana é Pan Gu, e explicaria por que a humanidade é capaz de controlar "tudo quanto existe na superfície da terra".

A história de Pan Gu possui algumas variações e nima delas, são sua pulgas que se transformam na humanidade.Em outra,ele sai pelo mundo acompanhado de 4 animais altamente simbólicos para os chineses : Dragão, chefe das criaturas escamosas;Tartaruga, que comanda as criaturas com casca;Fênix, a mais importante das criaturas com penas;Unicórnio, chefe de todos os animais que possuem pêlo. Esse quarteto é sua única companhia nos dias que antecedem sua morte.

Essa história é semelhante a do gigante Ymir, que conta sobre o mito da criação Escandinava do mundo.

Fica a dica do livro e a de Ymir se alguém quiser pesquisar para saber mais.

4 Comments:

Blogger Cherfem said...

Legal !

terça-feira, março 30, 2010 2:05:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

legal diferente valeu

quarta-feira, abril 11, 2012 1:24:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

legal, explica bastante coisas!!

segunda-feira, abril 22, 2013 10:58:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Q chato num ajudou em nadaaaaaaaaaa

segunda-feira, outubro 27, 2014 10:06:00 AM  

Postar um comentário

<< Home