sábado, agosto 23, 2008

TEMPERAMENTOS...

Há mais de 50 anos, estudantes dos Estados Unidos, Canadá e Japão, entre outros países, escolhem as futuras profissões fazendo um teste bastante simples, para conhecer seus respectivos temperamentos. Temperamento é aquilo que chamamos comumente de humor, gênio, etc. Psicologicamente, temperamento é algo muito mais profundo do que imaginamos: é ele que define a “espinha dorsal” da nossa personalidade. O temperamento inclui a nossa forma de perceber as coisas, de fazer escolhas e de nos relacionarmos com outras pessoas. E também os nossos interesses e aspirações, os valores que defendemos e o “mundo” em que preferimos viver (concreto ou abstrato). Todos os habitantes do planeta podem ser agrupados em 4 temperamentos.

Os Temperamentos são estudados há mais de 25 séculos. Já na Bíblia, o profeta Ezequiel dividia a humanidade em 4 temperamentos: leão, boi, homem e águia. Depois, os filósofos gregos Platão e Aristóteles atribuíram outros nomes aos temperamentos: Artesão, Guardião, Idealista e Racional (Platão); Hedonista, Proprietário, Ético e Dialético (Aristóteles). O médico romano Galeno, que viveu no século II da nossa era, denominou os temperamentos como sangüíneo, melancólico, colérico e fleumático. A influência de Galeno foi tão grande que persiste até os dias de hoje. Sua forma de enxergar o temperamento das pessoas foi a que mais pegou. Afinal, quando dizemos que uma pessoa é temperamental, não estamos querendo dizer que é “geniosa” (colérica)? ou “muito agitada” (sangüínea)? ou “nostálgica”(melancólica)? ou “indiferente” (fleumática)?

As modernas teorias sobre temperamentos surgiram após os estudos do psicólogo suíço Carl Gustav Jung e o lançamento de sua obra “Tipos Psicológicos”. Na década de 1980, as teorias sobre os processos mentais de percepção e de análise e tomada de decisão (escolhas), que formam a base da Teoria dos Temperamentos, foram comprovadas pela Neurociência e, hoje, são aplicadas em todo o mundo


MEU RESULTADO! ( e porque será que eu já sabia ???)


Reconhecíveis por sua independência, engenhosidade e talento estratégico, as pessoas deste grupo apresentam intuição, raciocínio lógico e inteligência espacial bem desenvolvidos. Sentem orgulho por serem engenhosos, respeitam-se porque são autônomos e ganham autoconfiança à medida que se tornam mais independentes em relação à opinião alheia ou à hierarquia social. Valorizam o conhecimento e, embora usem bastante a intuição para estabelecer hipóteses, confiam exclusivamente na razão. Apresentam notáveis talentos para a invenção, a criação, a construção, a sistematização e o planejamento. Céticos, são obstinados na comprovação empírica de suas teorias e perseguem o erro de forma quase obsessiva.

Na escola, costumam ser alunos brilhantes, principalmente nas disciplinas rotuladas como ciências. Têm vocação para trabalhos que envolvam padrões, coerência e consistência; modelagem, montagem (maquetes, por exemplo) e estratégia, fatores que fazem com que se encaminhem para as áreas de pesquisa, normalização, planejamento e desenvolvimento de novos produtos, matemática, ciências físicas e eletrônica. Em geral, são muito interessados em tecnologia.

Grande parte se encaminha para o ensino de nível superior (principalmente mestrado e doutorado). Também são encontrados em empresas como presidentes, nos laboratórios industriais como pesquisadores-chefes, nas áreas de Informática e de novos produtos, em laboratórios farmacêuticos (como pesquisadores de novas drogas) etc.

Quase todos os laureados com o Prêmio Nobel de Ciência são do grupo dos “cerebrais”. Exemplos mundiais: Aristóteles, Descartes, Karl Marx, Newton, Einstein, Jung, Louis Pasteur, Albert Sabin, Vital Brasil, Marie e Pierre Curie; Santos Dumont, Nicolas Tesla e Graham Bell; Abraham Lincoln, Gen. Charles de Gaulle, Fernando Henrique Cardoso, Hillary Clinton e Condoleezza Rice; Oscar Niemeyer e Ramos de Azevedo; Bill Gates e Steve Jobs.

Sugestões de Profissões apropriadas para “Cerebrais”:
Analista de Sistemas
<--ó!
Antropólogo
Arquiteto
Astrônomo
Cientista
Designer de Automóveis, Aviões, Máquinas
Economista
Engenheiro
Empreendedor (Empresas de Tecnologia)
Filósofo
Físico
Matemático
Oceanógrafo
Professor (Ensino Universitário)
Químico
Projetista de Sistemas <--ó!
Psicólogo
Psiquiatra
Regente de Orquestra
Sociólogo
Zoólogo


© Texto e teste elaborados pela pedagoga e pesquisadora de temperamentos Maria da Luz Calegari. Todos os direitos de uso online reservados para o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola.


Quer fazer o teste? (Disponível no site do CIEE)