terça-feira, julho 01, 2008

SOMOS TODOS TERRÁQUEOS...


"De todas as criaturas já feitas, ele, o homem, é a mais detestável.Ele é a única criatura que causa dor por esporte, com consciência de que isso é dor."

Mark Twain



Acabei de assistir "Earthlings" (Terráqueos), um documentário narrado pelo Joaquin Phoenix, sobre como maltratamos os animais sob 5 aspectos : companhia, alimentação, vestuário, diversão e pesquisas científicas. Retirei a frase dele.

Já havia assistido "A carne é fraca" (documentário brasileiro) há um ano , mas esse é bem mais abrangente.

Quem puder baixar e assitir (vai no http://www.mininova.com/ e procura pelo torrent...),vale a pena.

Pra quem não sabe (e olha que muita gente que convive comigo não sabe!porque eu não sou uma criatura de outro mundo, lânguida, doente e fraca), sou vegetariana há 7 anos , e sei bem porque sou.

Não tento convencer ninguém a ser, não gosto desse tipo de chatice. Mas tem 3 comentários mais que idiotas que uma pessoa pode fazer a um vegetariano. Na ordem:

1- "Ah...mas as verduras e legumes também são seres vivos!"
(Nem sei se merece algum comentário tamanha obviedade dessa asneira!)

2- "Mas você sozinha não pode fazer nada...o mundo continua a comer carne."
(É...não posso salvar todos os animais do mundo , mas EU não faço parte disso! Além do que não é só por esse aspecto que uma pessoa é vegetariana. Minha saúde agradece, o planeta, os animais, e muito mais coisas envolvidas nessa história.)

3- "Mas tem uma proteína que só tem na carne e o organismo da gente precisa!"
( Certamente, uma pessoa que resolveu virar vegetariana por convicção e não por modismo, leu, se informou, estudou, pesquisou etc, e tirou suas conclusões. Aí sempre tem um espertinho com ares de PHD em Nutrição que manda essa...Não sabe nem o que fala, mas fala. Fato é que existem duas correntes de pensamentos, e eu acho que a que sustenta o fato de que não precisamos comer carne venceu pelos seus argumentos e tudo mais que podemos analisar nós mesmos).

Eu nunca tive problema nenhum relacionado ao vegetarianismo. Como de tudo, menos carne (daí as pessoas que me conhecem muitas vezes não perceberem que sou vegetariana). Isso já virou até meu bordão quando alguém fica "com dó de mim" quando descobre que sou vegetariana...rsss...

Não faço nenhuma dieta especial, mas sei que sempre gostei de coisas saudáveis por natureza, tipo verduras, legumes, frutas, integrais....e nunca fui fã de fast-foods, comer na rua, porcarias, coisas gordurosas ,refrigerantes e tudo o mais que nunca fez bem a um organismo humano.

Sorte a minha que não preciso me forçar a comer o que não gosto. Mas sacrifícios são sempre recompensadores...

Além do que eu amo brócolis...cru...refogado...suco de brócolis com laranja (a combinação que faz você reter o ferro,né?). Uhm...vcs deviam experimentar!

E por último, lembrei de mais um argumento anti-vegetarianismo:
"Se não fosse pelo consumo de carne, nós não teríamos evoluído como espécie."

Será...quem vai saber, não é?
Pra muita gente que não sabe, há uma outra vertente que afirma (cientistas também) que evoluímos como espécie por causa da oposição do nosso polegar.

Eu não sei quem está certo ou SE tem alguém certo nessa história... mas comer bicho morto não é comigo não!
...Eu só vim aqui indicar um filme pra vocês assistirem... :)


Beijos!!!