terça-feira, setembro 23, 2008

FENGHUANG : A LENDA DA FÊNIX CHINESA...



O FENGHUANG é um pássaro mitológico que reina sobre todos os outros. Os machos são chamados de FENG e as fêmeas , HUANG. Nos tempos modernos, tal distinção de sexo não é mais feita e as duas denominações foram fundidas numa só para que o pássaro fosse levado em consideração como feminino , da mesma forma como é o dragão , que é essencialmente considerado masculino.








O fenghuang também é chamado de "galo celestial" , já que por vezes, toma o lugar do galo comum no horóscopo chinês.













Na região oeste da China é chamado de fênix e pássaro Ho-Oh. Diz-se que sua imagem faz parte do imaginário popular há mais de 7 mil anos.
Conta a lenda que a fênix nasceu do sol. Sua plumagem mistura todas as cores conhecidas e seu trinado é uma melodia de 5 notas. A ave banha-se apenas das águas puras que descem da montanha chamada Kunlum , uma das maiores cordilheiras da Ásia que se estende ao longo de mais de 3 mil Km.

Dizem que onde a fênix vai as 360 variedades de pássaros se reúnem para lhe prestar homenagem. Assim como os demais animais que são considerados espirituais, a fênix possui em si ambos os sexos. A idéia de que a fênix nascia das cinzas, entretanto, não é dessa versão, mas sim do mito egípcio.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

muinto legal a historia da fenix chinesa e mais bonita que as das outras de outros paises

quarta-feira, abril 11, 2012 1:13:00 PM  

Postar um comentário

<< Home