terça-feira, setembro 23, 2008

A LENDA CHINESA DO DRAGÃO...


O DRAGÃO, outro mito chinês, junto da fênix, a tartaruga e o unicórnio, forma o grupo de animais que estava ao lado de Pan Gu quando este criou o mundo. Assim , o mítico animal é aqui uma força do bem, ao contrário de sua versão européia e cristã.

O desenho de seu corpo é composto de partes de outros animais míststicos: ele possui olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia,chifres de veado, orelhas de boi, biodes de carpa, uma enorme juba de leão e outras partes não tão citadas.
É considerado o símbolo da energia do fogo, que destrói , mas que depois disso, permite o renascimento das coisas. Representa também a sabedoria e o Império Chinês. Sua forma mais comum de representaçãoé o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 virado para trás, conheido como dragão imperial.


A variação que carrega uma pérola numa das patas é chamada de dragão da águas marinhas. Isso porque os dragões chineses controlam a água nas naões de agricultura de irrigação.
Curiosamente é considerado até hoje tabu deformar uma representação de um dragão.
Os dragões chineses são comumente associados com a água. Acredita-se que sejam regentes de cachoeiras, rios e até do tempo.Há 4 reis dragões, cada um representando um dos 4 mares: o mar do leste, o do sul, o mar ocidental e o mar do norte (visto como o lago Baikal).
Graças a essa associação, esses animais são vistos como responsáveis por fenômenos aquáticos relacionados ao tempo. Antigamente muitas vilas, especialmente as quese localizavam perto de rios e mares, tinham templos dedicados ao seu respectivo rei dragão. Em época de seca ou de enchente era comum que os nobres e oficiais locais oferecessem sacrifícios para satisfazer seu dragão.


Entre os mais conhecidos estão:
YINLONG : um dragão que ajudou uma vez um homem chamado Da Yu a parar uma enchente do rio Amarelo ao abros canais com sua cauda.
FUCANGLONG : dragão do mundo subterrâneo que guarda tesouros enterrados. Toda vez que ele sai, provoca erupções de vulcões.
CANGLONG : dragão que possui o poder de controlar ventos e chuvas.
JIAOLONG : dragão sem chifre que vive em pântanos.



1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

a chei muinto legal e interesante gostaria de saber mais sobre os outros animais misticos chineses

quarta-feira, abril 11, 2012 1:06:00 PM  

Postar um comentário

<< Home